Sobre o Us, Wireframes

Me apresentando…

Mas e então? Quem são os Us, Wireframes?!

Oi! Meu nome é Michele Valongo a pessoa por traz dos Us, Wireframes. E eu conto histórias do cotidiano de uma arquiteta da informação com a imaginação fértil, protagonizada por dois wireframes simpáticos.

Eu sempre tive essa imaginação muito O Fantástico Mundo de Bobby . O desenho mostra a vida cotidiana de Bobby Generic, um garoto de quatro anos que tem uma imaginação fértil, e suas percepções infantis e fantasiosas acerca do mundo. Que tinha como seu “companheiro” de estimação é a aranha de pelúcia Webbly.

Normalmente essa imaginação some quando se vira adulto porém, acho que a minha esqueceu de partir. E foi numa dessas  viagens da minha imaginação que surgiu o Us, Wireframes.

Quando tudo começou

Eu trabalhava em uma agencia digital e tínhamos uma reunião, em um cliente, para apresentar as propostas dos wireframes do projeto. Lá, durante a reunião, o demandante do projeto chamou  o Wireframe de WARframe a 1º vez, olhei para as demais pessoas da minha equipe e vi que todos mantinham a cara de “tudo normal”, então eu pensei:

“Ok, só eu ouvi isso, então posso ter me enganado.”

Michele

Só que no decorrer da reunião ela insistia em usar muito, mais muito mesmo a expressão WARframe. Chegou ao ponto de eu ter que ir para debaixo da mesa pra poder rir da situação, pois naquele momento, as pessoas da minha equipe já tinham percebido o erro. Então eu comecei a imaginar as duas versões brigando em uma guerra, e quase sem querer fui rabiscando a tirinha.

Ao chegar na agencia, após a reunião, mostrei para os demais colegas, que gostaram bastante do rabisco de tirinha que eu fiz. Então o marido da minha amiga, deu a idéia de fazer um blog só com as situações que nós UX designers, Arquitetos da informação, designers e tantos outros profissionais da área passamos dia sim e dia também. E foi aí que comecei! 

Primeira tirinha do Us, Wireframe
1º tirinha do Us, Wireframe

As evolução das tirinhas

Inicialmente todas as tirinhas eram baseadas em fatos reais e eu ilustrava algumas situações e expressões usadas no meu dia a dia de trabalho, desenhando em uma folha de desenho técnico com caneta nanquim, tirando foto e postando. A idéia era que fosse simples como o rabisco que fazemos em nosso processo de ideação, rápido e simples.

Porém hoje em dia as tirinhas são desenhadas em vetor, ainda sem muito preciosismo ao traço, já que estamos falando de um wireframe, que variam entre assuntos gerais que os outros profissionais da área passam, frases marcantes de autores influentes, e a principalmente a passagem de conteúdo de forma lúdica com uma pitada de humor.

Beijo grande!!

Avatar Us, Wireframes

Você pode nos acompanhar nas redes sociais.