Hoje nos vamos falar sobre a heurística 7 de Jakob Nielsen, que é flexibilidade e eficiência de uso.
A 7ª heurísticas de usabilidade diz que devemos priorizar a flexibilidade e eficiência de uso por meio do uso de atalhos e aceleradores, que são invisíveis ao usuário novos mas, que agilizam a interação para usuários experientes. Essa abordagem permite que um sistema atenda a usuários inexperientes e experientes.
Usuários novos e experientes têm necessidades diferentes, então nossos sistemas devem ser flexíveis o suficiente para permitir que os usuários concluam uma determinada tarefa escolhendo o método que melhor funciona para eles.
Os usuários novatos dependem muito de assistentes passo a passo ou menus claramente identificados, enquanto os experientes aprendem atalhos de teclado ou gestos de tela de toque para concluir a mesma tarefa.
Se um sistema atende principalmente a novos usuários, os repetidos ficarão mais lentos porque o sistema provavelmente inclui muito mais apoio do que um usuário repetido precisaria. Portanto, os cliques extras para orientar os usuários por meio de um assistente podem ser necessários para conduzir alguém por uma tarefa pela primeira vez, mas estranhos e até desnecessários para futuras repetições.
Por outro lado, se um sistema focasse apenas na eficiência para usuários experientes, provavelmente seria muito difícil de aprender, para os novos usuários.
Um sistema flexível e eficiente não serve apenas para ajudar os usuários na transição do uso novato para o experiente, mas também para permitir que os usuários abordem as tarefas de várias maneiras para se adequar ao seu estilo de trabalho.
Então não esqueça:
- Fornece aceleradores* como atalhos de teclado e gestos de toque.
- Fornece personalização ajustando o conteúdo e a funcionalidade para usuários individuais.
- Permita a personalização, para que os usuários possam fazer seleções sobre como desejam que o produto funcione.
*acelerador: é um recurso de IU que acelera uma interação ou processo.
Ex.: atalhos de teclado.