Heurística 6: reconhecer ao invés de lembrar

Heurística 6: reconhecer ao invés de lembrar
Heurística 6: reconhecer ao invés de lembrar
Personagem Us Wireframes segurando uma bomba relógio fala: "O que eu estava fazendo com isto mesmo?!"
Personagem fora de cena fala: "Calma.. É só lembrar da instrução 42 que lemos lá no início. Que era... O que era mesmo?!"

Hoje nos vamos falar um pouco da heurística 6, de Jakob Nielsen, que é a reconhecer ao invés de lembrar.

Minimize a carga de memória do usuário tornando os elementos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar de informações de uma parte da interface para outra. As informações necessárias para usar o design (por exemplo, rótulos de campo ou itens de menu) devem ser visíveis ou facilmente recuperáveis quando necessário.

Os humanos têm memórias de curto prazo limitadas. As interfaces que promovem o reconhecimento reduzem a quantidade de esforço cognitivo exigido dos usuários.

Então, não esqueça:

  • Permita que as pessoas reconheçam as informações na interface, em vez de ter que se lembrar (“relembrar”) delas;
  • Ofereça ajuda no contexto, em vez de dar aos usuários um longo tutorial para memorizar;
  • Reduza as informações que os usuários precisam lembrar.


📚 Fonte: NNGroup