Heurística 4: consistência e padrões

Heurística 4: consistência e padrões
Heurística de usabilidade 4: consistência e padrões
Personagem Us Wireframe confuso fala: "Eu cliquei no logo! Como eu vim parar no contato?"
Personagem fora de cena fala: "Ah! È que nó mudamos para receber mais contato."

Hoje vamos falar da 4º heurística de Nielsen que e a consistência e padrões.

Os usuários não devem se perguntar se palavras, situações ou ações diferentes significam a mesma coisa. Por isso siga as práticas da plataforma (consistência interna) e do setor (consistência externa).

A consistência interna

Está relacionada à consistência dentro de um produto ou família de produtos, seja em um único aplicativo ou em uma família ou conjunto de aplicativos.

Consistência externa

Refere-se a convenções estabelecidas em um setor ou na web em geral, além de um aplicativo ou família de aplicativos.

Experiência com outros produtos

As pessoas passam a maior parte do tempo usando produtos digitais que não seja o seu. E a experiência do usuário com esses outros produtos determina suas expectativas. Então, deixar de manter a consistência e padrões irá aumenta a carga cognitiva dos usuários e os força a aprender coisas novas.

Então por isso não se esqueça:

  • Melhore a capacidade de aprendizagem mantendo os dois tipos de consistência: interna e externa.
  • Mantenha a consistência dentro de um único produto ou série de produtos (consistência interna).
  • A criação de um Design System para seu aplicativo ou família de aplicativos pode ajudar as equipes a manter a consistência entre produtos e serviços.
  • Siga as práticas estabelecidas da indústria (consistência externa).

Gostou? Então você pode vai gostar do post anterior.


📚 Fonte: NNGroup