Existem três chaves que abrem a usabilidade

Existem três chaves que abrem a usabilidade
Imagem com citação: "Existem três chaves que abrem a usabilidade: frequência, sequência e importância" — Marc Sticksorn e Jakob Schneider

“Existem três chaves que abrem a usabilidade: frequência, sequência e importância”

— Marc Sticksorn e Jakob Schneider

Existem três chaves que abrem a usabilidade. São elas: frequência, sequência e importância.

A frequência

Fala das coisas que os usuários fazem mais frequentemente (Ex.: avançar, voltar, buscar, etc.), e esses elementos devem ter uma posição de destaque dentro da sequência.

A sequência

Determina que as atividades que ocorrem em sequência devem ser apresentadas de maneira sequencial Ex.: você realiza o pagamento no fim da transação, e não no meio.

Importância

Significa que as informações importantes precisam ser comunicadas com clareza e na hora certa (Ex.: se você só envia para dentro do país, um cliente que está tentando comprar fora do país, precisa saber disso logo de início e não ao fim de uma transação).

Entender o modelo mental dos clientes e aplicar a regra da frequência, sequência e importância vai resolver a maioria de suas necessidades de usabilidade.

Mas, cuidado, assim como todas as regras, não se deve segui-las cegamente, e sempre existe a possibilidade de fazer negociações entre esses elementos.

Gostou desse conteúdo? Então dá uma olhada no post anterior!


📚Referência: Isto é design thinking de serviço – Marc Sticksorn e Jakob Schneider