Heurística 2: relação entre o sistema e mundo real

Heurística 2: relação entre o sistema e mundo real
Personagem Wireframe mobile (criança) fala para o personagem Us Wireframe, que segura um disquete na mão: "Tio, o que você está fazendo com o ícone de salvar na mão?"
O personagem Us Wireframe responde: "Este era o disquete que eu usava".

Hoje vou falar da 2º heurística de Nielsen, a relação entre o sistema e mundo real.
Esta heurística diz que o design deve falar a língua do usuário. Use palavras, frases e conceitos com os quais os usuários estão familiarizados, em vez de terminologia interna. Siga as convenções do mundo real e faça as informações aparecerem em uma ordem natural e lógica. 🐝 + 🌼 + 🌳

Quando levamos em conta a relação com o mundo real, fica mais fácil para o usuário aprender e lembrar como funciona. Ajudando assim a construir uma experiência intuitiva.

Então por isso não se esqueça:

  • Certifique-se de que os usuários possam entender o significado sem necessitar procurar a definição da palavra;
  • Sua compreensão de palavras ou conceitos muitas vezes corresponderá à de seus usuários;
  • Pesquisar sobre o usuário ajudará você a descobrir os termos com os quais os usuários estão familiarizados assim como o que pensam sobre conceitos importantes.

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📚 Fonte: NNGroup